Country preference? Choose the preferred country to view local content and get a better experience.

How to be more sustainable at home

From cutting down on what you throw away to shopping more mindfully, here are some easy, everyday ways to be greener at home and kinder to the planet.

/medias/kenwood-AO6-grade-v1-6212-RT.jpg?context=bWFzdGVyfHJvb3R8MTM0MTQyfGltYWdlL2pwZWd8YURJM0wyaG1PQzh5TnpBek5Ea3lORGczTlRnd05pOXJaVzUzYjI5a1gwRlBObDluY21Ga1pWOTJNUzAyTWpFeVgxSlVMbXB3Wnd8ODczNWI3ODQ5NDkwMjljY2NmMTBiYjEwMzMxMzJjYjVmNGZjNWE0ZWFlNGNmYzI5NjNhYzVmMmVkNTVlNWVjMw
From avoiding single-use plastics and making our homes more energy efficient, to thinking more about where the products we buy come from, we are all being encouraged to make more eco-conscious choices in our daily lives as the climate crisis grows ever more urgent. 

The good news is that there are lots of easy, everyday things we can do to reduce our individual carbon footprint and live more sustainably. 

Here are some small eco-friendly changes you can start making today to help make a big difference.

Make conscious choices

Tomato-quickgrade-4506_RT.jpg Tomato-quickgrade-4506_RT.jpg
When it comes to reducing the amount of energy we consume at home, there are plenty of quick-win changes we can all make with very little effort. 

Get in the habit of unplugging electrical devices once they’re fully charged and avoid leaving them on standby. Turn off lights when you leave a room and make the switch to LED lightbulbs. Washing your clothes at 30°C, and with a full load, will save you energy and water, while installing a smart meter is a great way to keep track of how much energy your household is using in real-time. 

Reduce your carbon footprint by making shorter journeys on foot, by bike or on public transport, rather than always jumping in the car. And cut down on your use of single-use plastics by taking your own bags to the shops, using reusable coffee cups and water bottles and buying loose fruit and veg rather than ones that are heavily packaged.

Recicle, reutilize, doe

shutterstock_1721982319.jpg shutterstock_1721982319.jpg
Nunca se deve simplesmente deitar algo fora - tem de ir para algum lado, e esse lado é normalmente um aterro sanitário. Atualmente, a maioria das pessoas já separa para reciclagem, mas é bom familiarizar-se com o que pode e o que não pode ser reciclado na sua área local e quais os artigos que precisam de ser lavados, achatados ou separados. Para artigos difíceis de reciclar, como pilhas ou sacos de plástico, informe-se sobre o ponto de recolha mais próximo.

Quando se trata de se livrar de objetos que já não precisa em sua casa ou roupas do seu guarda-roupa, pare para pensar primeiro se ainda têm alguma hipótese de utilização. Pode ser reparado, reutilizado ou reciclado - ou encontrar uma nova casa com outra pessoa? Doe os artigos que ainda estão em boas condições a instituições de caridade, ofereça-os a amigos ou familiares ou venda-os online.

Evitar desperdícios alimentares

kenwood_recipes_mirepoix_retouched-090.jpg kenwood_recipes_mirepoix_retouched-090.jpg
A forma mais óbvia de reduzir a quantidade de alimentos desperdiçados é comprar apenas o que vai consumir. Planeie as suas refeições antes de fazer as compras, baseando a sua lista de compras em alimentos que já tem no armário em casa e comprando ingredientes que sirvam para algumas refeições diferentes, para ter a certeza de que os vai utilizar todos. Cozinhar refeições em lote para o congelador também ajudará a reduzir o que deita fora - e a adiantar-se à preparação das receitas (consulte o nosso excelente guia para principiantes sobre cozinhar em lote para obter dicas sobre como começar).

Quando se trata de sobras, muitas vezes basta um pouco de criatividade para transformar o jantar de ontem à noite no almoço de hoje. Os legumes que sobram podem ser misturados para fazer uma sopa ou um molho de massa saudável, adicionados a uma salada de cuscuz ou utilizados num refogado. Pão seco ou duro? Não o deite fora - é perfeito para fazer croutons para uma deliciosa salada panzanella, ou para transformar em pão ralado no seu processador de alimentos para usar noutro dia. E não se esqueça das cascas e dos talos dos legumes. Guarde os restos ao longo da semana num recipiente hermético no frigorífico, até ter o suficiente para fazer um delicioso caldo de legumes caseiro. A utilização de apps contra o desperdício alimentar é outra excelente forma de dar o seu contributo para promover uma alimentação sustentável e, possivelmente, conseguir uma refeição barata enquanto o faz. Estas apps permitem associar restaurantes locais, retalhistas e até a vizinhos que têm restos de comida que, de outra forma, seriam deitados fora. Se tiver um pequeno jardim, ou mesmo um beiral de janela, cultivar a sua própria fruta, legumes ou ervas aromáticas irá proporcionar-lhe um fluxo constante de produtos biológicos cultivados localmente. Pode também encorajá-lo a ter uma dieta mais baseada em plantas - reduzir a quantidade de carne e produtos lácteos que consumimos é considerada a maior decisão que podemos fazer individualmente para ajudar o planeta.

Comprar para durar

KMX760AGR_621.jpg KMX760AGR_621.jpg
Compre menos e compre melhor. Quando se trata de comprar roupa ou artigos para a casa, invista em produtos de alta qualidade, que irá utilizar e adorar durante anos, em vez de se deixar influenciar pelo último êxito da moda rápida ou pela tendência sazonal. Ou procure em sites e lojas de artigos usados peças vintage clássicas que sejam completamente únicas, com custo zero para o ambiente.

A criação de produtos inovadores e intemporais, feitos para durar, está na filosofia do que fazemos na Kenwood. Produtos como a nossa gama de robots de cozinha versáteis são concebidos para serem utilizados e apreciados durante anos e anos, e até mesmo passados de geração em geração. Todos os nossos produtos oferecem, pelo menos, um ano de garantia e muitos dos nossos robots de cozinha e processadores de alimentos têm uma garantia de 5 anos a partir da data de compra. As peças sobresselentes também estão prontamente disponíveis, por isso, na eventualidade improvável de algo correr mal, não tem de significar o fim da sua máquina. E com uma gama incomparável de mais de 25 acessórios adicionais disponíveis para criar todo o tipo de pratos, pode personalizar o seus robot de cozinha para que seja o seu melhor amigo - eliminando a necessidade de comprar vários utensílios de cozinha diferentes e gadgets que pode acabar por utilizar apenas ocasionalmente.

Há tantas formas simples de tornar a sua vida mais ecológica. Pode obter mais inspiração para uma vida sustentável e calcular a sua pegada de carbono individual aqui.